A Prefeitura de Ponta Grossa lançou no início deste mês o Castramóvel. O veículo atenderá ao serviço de castração de cães e gatos. Inicialmente, o Castramóvel irá percorrer os bairros de Ponta Grossa para o cadastramento de animais das famílias que não possuem condições financeiras para pagar pelo procedimento em clínicas veterinárias da cidade.

 

Responsável pelas operações que serão realizadas no veículo, o veterinário Cristovão Câmara afirma que, por enquanto, apenas cães serão atendidos pela unidade.

“O Castramóvel é exclusivo para moradores de baixa renda, que já formam uma população grande em Ponta Grossa. Inicialmente atenderemos apenas cães, mas a ideia do projeto é atender gatos também”, explica Cristovão.

Para a voluntária do grupo SOS Bichos, Simone Ferreira, a iniciativa é importante para o controle do crescimento do número de animais na cidade. “Toda castração é válida, mas vejo que o programa é falho por não atender todos os cães da região, incluindo os de rua”, mas a medida certamente ajudará na redução de animais pela cidade”.

A estudante de Medicina Veterinária, Rafaella Adams, também faz críticas ao projeto. “Não é interessante começar uma iniciativa dessas sem antes conscientizar a população. Muitos podem não querer castrar seus animais por desconhecer os benefícios”, ressalta.

Rafaella ainda alerta para os cuidados que as famílias deverão ter após o procedimento. “Muitos não saberão como cuidar dos animais depois, desconhecem os riscos. É preciso orientação”.

Quatro profissionais trabalharão no Castramóvel: um médico veterinário, um auxiliar de enfermagem e dois auxiliares gerais.

Arquivo Comunitário
12-10-13 - Castração é um processo simples, mas que gera resultados positivos
12-10-13 - Programa da prefeitura tem meta de castrar 100 cães por mês