A ONG contabiliza cerca de 100 animais que esperam adoção e cuidados.

A campanha lançada pela ONG ponta-grossense visa recrutar novos voluntários. O objetivo é melhorar o cuidado com os animais a partir de um maior contingente de pessoas para atuar, principalmente, nos finais de semana e feriados.

 


Com o apoio de uma clínica veterinária, a ONG realiza trabalho de cuidado e tratamento para que, posteriormente, os animais possam ser encaminhados para adoção. Atualmente, há cerca de 100 animais sob os cuidados da entidade e esperando um novo lar.

A voluntária Ana Lúcia Weigert conta que o número de funcionários da clínica conveniada é menor aos finais de semana e feriados. Por isso, há a necessidade de buscar ajuda de voluntários.

“Não é preciso muito tempo, o trato com os animais dura cerca de quatro horas, mas se a pessoa só puder duas, já ajuda. O importante é ter carinho, respeito e compromisso com os animais”, completa.

Ana Lúcia explica que o número de voluntários fixos é pequeno, tornando difícil o trabalho. Dessa forma, nunca se sabe ao certo quantas pessoas estarão disponíveis para ajudar no feriado, por exemplo.  

“Nós sabemos que o trabalho voluntário acaba sendo sazonal, mas seria importante um número maior de pessoas para que pudéssemos criar uma escala de trabalho. Assim, não ficaria pesado para ninguém e seria mais fácil de cobrir faltas eventuais”.

Ana Paula Miléo, voluntária há dois anos, lembra que o contato com os animais começou depois de adulta, por meio dos filhos. Desde então, ela e o marido passaram a cuidar dos cachorros da rua onde moravam. Ao conhecer a ONG por meio de um bingo beneficente, ela passou a voluntariar regularmente.

“Aqui, nós limpamos a baia de cada cachorro, trocamos água, verificamos se já foi posta ração e depois passeamos com eles. É uma troca de carinho muito grande. E ver a melhora deles e alegria em nos ver é impagável”, relata.

O cuidado com animais requer amor e dedicação. Tanto amor que a funcionária da clínica, Rosemeri Almeida, dedica horas, após seu expediente, aos animais que a ONG cuida.

“O trabalho aqui é intenso e emocionante, e faz bem para a gente. Eu acredito que qualquer trabalho voluntário, seja com pessoas ou animais, é reconfortante. O que a gente precisa entender é que, assim como nós, os bichos também têm sentimentos. Então, não custa doar um tempo a eles”, completa.

Serviço:
Quem quiser conhecer ou se tornar voluntário no projeto pode acessar a página www.sosbichosderua.org.br. O contato também pode ser feito de ligação ou mensagem para o telefone (42) 9907-3017.

O voluntariado pode atuar no período da manhã, das 8 horas ao meio-dia, ou à noite, das 18 às 22 horas. As atividades são aos sábados, domingos e feriados.

O voluntário pode atuar aos sábados, domingos e feriados no período da manhã ou da noite.

FINDI ANIMAL

Dias 08 e 09 de Outubro (sábado e domingo), a partir das 10hs

Local: Estação Saudade

Atividades: Feira de adoções, Show de adestramento, Concurso dos vira-latas, Bênção dos animais, entre outras.

Mais informações