Capoeira Gospel? A capoeira, normalmente ligada ao esporte, ou à fé nos Orixás, tem na cidade um grupo que trabalha com a religião cristã, substituindo alguns dos elementos originais ligados à cultura afro-brasileira.


Não se trata de um novo modo de fazer capoeria, mas de uma adaptação, segundo o coordenador Marcelo Barros, conhecido como Professor Careca. Marcelo se converteu à fé evangelica e não quis abandonar a capoeira.

Assim, uniu as duas, criando o grupo "Gingando para Jesus", filiado  Aliança Brasileira de Capoeira Gospel (ABCG).

O vice-coordenador, Elcio dos Santos, o professor Lobo, explica que a capoeira gospel não é um estilo, e também não tem características específicas.

"Cada grupo cristão tem a sua forma de adaptar a capoeira à finalidade de evangelização. Alguns de forma mais radical, outros de forma mais cuidadosa”.

De acordo com o prof. Lobo, as adaptações servem para não agredir a fé de cada integrante. A principal diferença que entre a capoeira gospel e a capoeira original é a troca das cantigas. Cânticos evengélicos passam a substituir as cantigas de Santos e Orixás.

Mas o professor ressalta “Obviamente, não é utilizado  o sinal da cruz nem qualquer símbolo ritual ao entrar na roda”.

A ABCG tem em Ponta Grossa aproximadamente 150 integrantes e desenvolve atividades de evangelização na cidade. Os encontros são realizados no Jardim Ouro Verde, Jardim Pontagrossense e no Cará-Cará.

“A capoeira é e sempre será capoeira. A forma de uso é que pode ser diferente. Neste caso, trata-se da capoeira que nós conhecemos, usada para os fins cristãos de evangelizar e louvar a Deus”, diz o professor Lobo.

Não é necessario ser evangélico para frequentar o Gingando para Jesus. “Temos como objetivo promover a transformação social e cultural através da capoeira e do evangelho. Para todas as faixa-etárias sem distinção de raça, classe ou religião” afirma Professor Lobo.

Endereço no Jardim Ouro Verde: Rua Traquito, nº 311, onde fica a sede da ABCG.

Arquivo comunitário:
17/04/2012 - Gingando para Jesus promove festival de capoeira para comunidade