CentroMulher1031213O Centro Municipal da Mulher (CMM) “Professor Dr. Mário Braga de Abreu”, localizado no Jardim Carvalho, é o único local para o tratamento específico de mulheres em Ponta Grossa. O Centro conta com nove médicos de diferentes especialidades, dentre elas ginecologia e obstetrícia. O CMM conta com exames preventivos de câncer de colo de útero, atendimento para gravidez de risco, mamografia e serviços odontológicos.

 

Enfermeira responsável pelo CMM há três anos, Eliane Fernandes, conta que para fazer algum exame ou ser consultada no Centro Municipal da Mulher é necessário encaminhamento dos postinhos de saúde dos bairros. “O encaminhamento vem de uma unidade de saúde e logo após os exames requisitados são feitos aqui. Depois do exame  a mulher leva o laudo pronto para o médico que a encaminhou”, conta Eliane. A enfermeira também explica que, no caso das mamografias, por exemplo, são agendadas doze todas as manhãs, de segunda a sexta feira, portanto em um mês, 264 exames desse tipo são realizados.

Lilian dos Santos frequenta o CMM para fazer o pré-natal. Está com oito meses e meio de gestação e acompanha as consultas com o médico rigorosamente. Ela conta que os cuidados com a saúde são essenciais e que é necessário fazer os exames preventivos conta câncer de mama e de colo de útero regularmente. “É preciso sempre estar atenta porque se a pessoa tiver alguma coisa é mais fácil tratar no começo do problema”, fala Lilian.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais comum no mundo e acomete principalmente mulheres acima de 35 anos. De acordo com o último levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer – INCA, 12.705 mulheres morrem de câncer de mama no ano da pesquisa  (2010). A paciente do CMM, Lucélia Ferreira Alves,  conta que já teve casos da doença na família e explica que “se tiver o câncer no começo é mais fácil de tratar e as chances de cura são muito maiores, por isso é importante fazer os exames regularmente”.

O Centro Municipal da Mulher fica localizado na rua Cel. Francisco Ribas s/n e atende diariamente das 7h às 16h. Os ônibus Vila Liane e Vila Margarida param em frente do local. O telefone para contato é o 3228-7876.