A região do Jardim Carvalho conta com cinco unidades básicas de saúde, mais conhecidas como “postinhos”. Desses, todos funcionam apenas com um médico, um atendente e dois enfermeiros, sendo que o ideal é de um médico para cada mil habitantes. O panorama geral da saúde na cidade de Ponta Grossa demonstra que a Prefeitura está sucateando cada vez mais as unidades dos bairros. Muitas fecham para reforma e não reabrem mais, outras não possuem material para continuar com seus serviços e outas não possuem o mínimo necessário de profissionais para atender a população.
Ismail Marcos de Souza, morador da Vila Estrela, parte integrante do Jardim Carvalho, conta que sempre que precisa de consulta médica precisa chegar no postinho e ficar fazendo fila até as sete da manhã, horário que começa o funcionamento. “Hoje, por exemplo, cheguei aqui às duas da manhã e consegui ser o primeiro da fila, mas mesmo assim estou esperando há três meses para fazer os exames que o médico pediu”, relata Ismail. Outra paciente que espera na fila, Maria Teresa Teodoro conta que “para conseguir consulta precisa chegar de madrugada, mesmo estando doente e precisando de atendimento”.
Não é só de falta de médicos que as unidades básicas de saúde carecem. Das seis unidades da região do Jardim Carvalho, quatro não possuem iluminação externa, as janelas estão quase todas quebradas e os secretários dispõe de pouco (ou nenhum) material de escritório, como papel, pastas para guardar os prontuários, dentre outros. “Aqui, se você não chega cedo, corre o risco de não ter nem papel para escreverem o que você tem”, fala Maria Teresa.
Confira a localização dos postinhos da região do Jardim Carvalho:

UBS Jayme Gusmann (Vila Estrela)
Rua Artur Azevedo - 3901-1740

PSF Julio de Azevedo (Vila Vilela)
Rua Des. Lauro Lopes, n 15 - 3901-1765

Unidade de Saúde 31 de Março     Tel: (42) 3901-17
Rua Washington Luiz, Neves – 3917-1770

Unidade de Saúde Antero Machado de Mello Neto  (Neves)
    Rua Ruy Bahls, s/n - 3901-1754
    
Unidade de Saúde Antônio Russo (Neves)
    Rua Saldanha Gama, s/n – 3901-1747

 

Próximo bloco:Entenda as diferenças entre cada serviço público de saúde