JdCarvalhoMaes224-04-2013.jpg arquivo Comunitrio

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Jardim Carvalho trabalha com mulheres das comunidades locais o artesanato natalino, em um projeto de geração de renda.

 Intitulado como ‘Clube de Mães’, o projeto de geração de renda iniciou as atividades no mês de maio na sede do CRAS, localizada na Vila Nadal. As atividades, com oficinas artesanais e assistência social estimulam não só mães, mas as mulheres em geral do bairro a ganharem uma renda extra para a casa.

Com o natal se aproximando, as atividades ganharam maior intensidade nas ultimas semanas para garantir que em dezembro aconteça um bazar beneficente no local, com produtos que vão desde enfeites natalinos feito de material reciclável, até panos de prato e outros utilitários para a casa.

“Espero eu que o trabalho que faço aqui ajude na renda dentro de casa e que o clube continue por um bom tempo, porque além de aprender eu me divirto”, relata a moradora Aparecida de Oliveira.

O Clube de Mães ainda conta com a ajuda de duas voluntárias que auxiliam na produção artística. “A cada encontro, ao mesmo tempo que ensino, acabo aprendendo também”, explica a voluntária Millene da Silva.

A unidade do Jardim Carvalho conta com uma equipe de psicóloga, assistente social e pedagoga. A coordenadora do CRAS e assistente social, Maria Aparecida de Fátima Mello Teixeira acredita que o Clube de Mães é uma importante ferramenta de defesa dos direitos dos participantes. “É através do contato com os palestrantes que elas descobrem seus direitos, não só como mulher, mas como cidadã”.

O CRAS é uma unidade pública estatal responsável pela organização e oferta de serviços de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e realiza trabalho social, de caráter continuado com famílias, no sentido de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

Arquivo Comunitário: Festas em homenagem a Santo Antônio atraem fiéis para paróquias