altEnquanto o Sindicato dos Metalúrgicos organizava, no Dia do Trabalho, o tradicional torneio de futebol e a pescaria para seus filiados, as esposas dos metalúrgicos ou mesmo as próprias sindicalizadas acabavam ficando de fora, nas edições anteriores da festa.

Segundo o presidente do Sindicato, Edimilson Pereira Dias, era injusto ver as mulheres de fora da festa. “Elas são tão guerreiras quanto seus maridos e têm o direito de se divertir nesse dia tão especial”, diz o presidente.

Então, em 2009, um espaço foi pensado para as mulheres se divertirem no dia da festa. Em meio a grãos de feijão e milho para marcar o resultado, as mulheres que participam da tradicional festa do Dia do Trabalho passaram a contar com o “bingo cor de rosa”.

Pode parecer simples, mas a iniciativa faz a festa das mulheres. “É uma alegria, a gente ri e se diverte enquanto vai acompanhando o bingo”, conta Sueli Gonçalves, esposa de um dos filiados ao sindicato, enquanto marca mais um número em sua cartela.

A premiação é variada, desde bicicletas a eletrodomésticos e eletroeletrônicos, como cafeteiras, liquidificadores e aparelhos de som portáteis. Uma das agraciadas no bingo, Rosane Aparecida Costa, se diz contente com o prêmio recebido.

“Antes os homens ficavam jogando futebol e as mulheres não faziam nada, agora a gente tem como passar o tempo”, diz Rosane enquanto comemora.

Se os adultos podem se divertir, as crianças também têm o seu espaço na festa dos trabalhadores. Contando com dez brinquedos, como cama elástica, castelos de ar, piscina de bolinha e outras brincadeiras, os filhos dos sindicalizados tinham muito com o que se divertir.

Adenilson Barbosa, um dos responsáveis por administrar a área infantil, ressalta a importância de as crianças participarem de um evento como o Dia do Trabalho.alt

“É importante que elas participem e compreendam desde cedo a relevância do Primeiro de Maio”, diz Barbosa. Segundo ele, cerca de 1500 crianças passaram pelos brinquedos durante todo o evento.

Próximo bloco
Torneio de futebol suíço e pesca marcaram a festa

Bloco anterior
Festa de 1º de Maio dos Metalúrgicos reúne mais de 8 mil pessoas em feriado descontraído