O Sindicato dos Metalúrgicos participou de um intercâmbio metalúrgico nas fábricas da DAF na Holanda, Bélgica e Alemanha. A empresa é a maior fabricante de caminhões da Europa, e sua primeira fábrica brasileira fica em Ponta Grossa. O objetivo da viagem foi conhecer o modelo de organização sindical dos três países já citados, pois eles permitem que os funcionários se organizem dentro do local de trabalho, diferente do Brasil. 

 

“O principal ponto é que na Europa é permitido a organização sindical no local de trabalho, e eles tem a comissão de fábrica, que regula as normas técnicas e de segurança”, explica o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Mauro César Carvalho Pereira. 

Na Holanda, a comissão de metalúrgicos brasileira assistiu palestras a respeito da organização dos funcionários nas fábricas e teve a oportunidade de aprimorar as relações internacionais com outros membros da categoria. Mauro César relata que a viagem foi importante para saber o que existe de bom nas fábricas europeias, e finaliza dizendo que “assim nós vemos o que é bom e podemos emplacar aqui no Brasil também”. 

O objetivo de aprimorar as relações internacionais entre os funcionários da categoria é descobrir as pontes e os abismos entre a legislação brasileira e a holandesa a respeito dos sindicatos.

O Sindicato dos Metalúrgicos fica na Rua Rui Barbosa, 131, e o telefone para contato é o (42)3025-1717.