Sindicato dos Metalúrgicos oferece, pela segunda vez, em 2016, capacitação para associados

Professor inicia curso de solda, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em Ponta Grossa

 

Teve início, no começo deste mês, mais uma turma do curso de solda oferecida pelo Sindicato dos Metalúrgicos. O curso é oferecido a 30 associados e as aulas acontecem, diariamente, de segunda a sexta-feira, na sede da entidade, das 19 às 22 horas. O objetivo é oferecer oportunidades para a melhoria profissional.

 

O curso é dividido em 30 horas teóricas e 40 horas práticas. As duas primeiras aulas trouxeram técnicas de segurança do trabalho para dar base aos próximos conteúdos a serem ministrados. Somente associados há mais de seis meses puderam participar da capacitação.

O professor responsável, Hélio Mafin, é formado em desenho técnico e em eletromecânica. Para ele, há uma demanda do mercado por profissionais com especialização em solda. “Quem faz o curso, não fica sem trabalho”, ressalta. O professor conta que o Sindicato possui os aparatos necessários para a realização das aulas, teóricas e práticas. 

A auxiliar de limpeza, Daniele Pontes, acredita que a formação do curso contribuirá para o desenvolvimento da empresa na qual ela trabalha. Elas pretende, após a finalização das aulas, iniciar um curso técnico para crescer profissionalmente.

Este é o segundo curso de solda realizado neste ano. O atual presidente do Sindicato, Claudir Meciais, explica que a formação é uma estratégia de incentivo para o aumento dos salários dos associados. 

O Sindicato dos Metalúrgicos atua na qualificação há mais de oito anos. Os cursos gratuitos são oferecidos para aumentar as oportunidades de trabalho para os associados. “Depois de qualificações, as empresas abrem oportunidades”, diz Mecias, destacando ainda que as capacitações oferecidas pelas escolas profissionalizantes são muito caras.

O curso finaliza ao final deste ano. Os interessados em fazer as capacitações devem se associar. Para isso, basta entrar em contato com a secretaria do Sindicato pelo telefone (42) 3025-1717. Os próximos cursos começam no primeiro semestre do ano que vem.