A campanha de prevenção aos cânceres de mama e colo de útero de 2015 encerrou-se no dia 31 de outubro. A Secretaria Municipal de Saúde mobilizou durante todos os finais de semana do mês o Centro Municipal da Mulher, as Unidades Básicas de Saúde dos bairros de Oficinas, Nova Rússia, Uvaranas e Santa Paula, e a unidade de atendimento móvel no Parque Ambiental para realizar exames preventivos nas mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde.

 

Movimentar espaços públicos é prioridade durante a execução do Outubro Rosa

O vilão que motiva a campanha pode ser evitado com alguns cuidados pessoais

O atendimento promovido pelas unidades básicas de saúde é o destaque da campanha desse ano. Ao todo, seis delas participaram do Outubro Rosa oferecendo serviços especial aos sábados, além da unidade móvel da Secretaria de Saúde que também realizou atendimentos no Parque Ambiental.

O Centro Municipal da Mulher é referência para as unidades básicas de saúde, que fazem o preventivo e o exame de mamas. “Caso ocorra algum problema mais sério de ginecologia, preventivo ou mamografia alterada, a paciente é encaminhado aqui para o Centro Municipal da Mulher para fazer o tratamento completo. Se houver diagnóstico com possibilidade de desenvolver o câncer, é encaminhado para a oncologia”, explica a coordenadora do centro, Renata Moraes.

No Centro Municipal da Mulher, localizado na Vila Liane foram realizados exames clínico das mamas, preventivos, testes rápido de HIV, sífilis e hepatite C durante o Outubro Rosa. A média de atendimento durante a campanha foi de 50 a 80 mulheres por sábado.

A dona de casa Josefa Gomes da Silva, que mora no Parque Estrada, foi até o Centro de Atendimento Social (CAS) Nova Rússia para participar da campanha. “Eu faço exame de mama e preventivo todo ano, sempre no Outubro Rosa porque o atendimento é mais rápido”.

Também no CAS Nova Rússia foram feitos exames odontológicos por estudantes de Odontologia. A estudante do sexto período de Odontologia do Cescage, Lígia Spinardi, participou da campanha. “Nós somos voluntários, não é obrigatório participar. Aqui nós fazemos triagem e depois encaminhamos os pacientes para o serviço de Odontologia do Cescage, que é gratuito”.

Arquivo Comunitário

26/10/2015 - Mais de 150 mulheres participam de evento do Outubro Rosa promovido pelo Siemaco
09/10/2015 - Outubro Rosa oferece palestras, testes médicos e consultas jurídicas gratuitas no mês da mulher