Grupo feminista promove debate com mulheres que buscam vaga na vida política ponta-grossense

Debate com candidatas a vereadora aconteceu no Campus Central da UEPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Evento leva, para o Campus Central da UEPG, discussão sobre a participação feminina na política 

O debate “Mulher pela mulher: por uma política feminista” aconteceu, no último dia 10, no auditório de Letras do Campus Central da UEPG. Nove candidatas participaram do evento organizado pelo movimento feminista Malalas.

Atualmente, das 23 cadeiras de vereadores que existem na Câmara Municipal de Ponta Grossa, apenas uma é ocupada por mulher. A falta de representatividade feminina chamou a atenção do Coletivo Malalas. O grupo feminista se formou em janeiro deste ano na UTFPR, reunindo mulheres de universidades públicas e particulares de Ponta Grossa.

Ana Morais, uma das organizadoras do debate, destacou o que motivou a realização do evento. “Decidimos fazer o debate como uma forma de promoção, para que as mulheres tenham voz dentro da política”, conta a estudante de Jornalismo da Universidade Secal.

“As próprias candidatas demonstraram interesse pelo debate procurando o Coletivo Malalas assim que o evento foi divulgado no Facebook”, complementa Ana Morais.

O objetivo do debate também foi formar uma plataforma de políticas públicas para a mulher. Os tópicos debatidos foram anotados e redigidos em forma de um documento de compromisso, posteriormente assinado pelas candidatas. Entre os tópicos estabelecidos pelo Coletivo e debatidos pelas candidatas estavam as políticas públicas relativas à educação e também à segurança da mulher. Posteriormente, foi aberto o debate para a participação da plateia.

A estudante Giovana Paganini assistiu ao debate e conta que ficou feliz em ver temas feministas, como o aborto e violência contra a mulher, serem debatidos, apesar de ter sentido que todas as candidatas tenham focado muito na educação.

“Não é por menos, a maioria era de professoras. Mas me motivou muito, como eleitora e ser político, ver mulheres engajadas, preparadas e com vontade de mudar as coisas e fazer da cidade um lugar melhor”, afirma.

Estiveram presentes no debate as candidatas Simone Neumann (PSOL), Professora Simone (PSOL), Sandra Gouveia (PDT), Professora Josi Kieras (PSOL), Maristela Manosso (PC do B), Selma Schons (PT), Professora Dirceia (PC do B), Professora Seforah Ferreira (PT) e Professora Andrea (PT).

Foto: Patrícia Guedes

Salvar

Salvar