A Paróquia Nossa Senhora do Pilar, na Palmeirinha, realiza uma ação solidária para ajudar a levar a magia do Natal a famílias carentes. A comunidade pode fazer, até a próxima quarta-feira, dia 24, doações à Igreja. As doações dão direito a dois bilhetes para concorrer ao sorteio de uma bicicleta que acontecerá na mesma data de encerramento da coleta. A ação solidária não visa obtenção de lucro por parte da paróquia.

“As pessoas estão trazendo brinquedos, panetones e isso não envolve dinheiro. Você traz o brinquedo ou panetone e, ao final, eles serão destinados às crianças”, relata o padre Fábio Sejanoski.

Para a secretária da paróquia, Rita Kaspsak, “essa troca conscientiza as pessoas para o fato de que existem muitas famílias que não têm sequer um panetone ou um brinquedo”.

A iniciativa conta ainda com a participação, na forma de doações, das crianças que fazem parte da catequese. “Então, estamos fazendo essa troca e as crianças ficam muito felizes de poder ajudar e ainda concorrer a uma bicicleta”, completa a secretária.

Leonira Meier de Andrade participou da ação, pois queria "partilhar com a comunidade e com as crianças carentes um pouco daquilo que tem. Nós devemos ajudar aqueles que têm menos, dividir o que nós temos”.

Embora com essa ação solidária a paróquia não angarie recursos financeiros, o padre Fábio lembra que existe um fundo destinado às pastorais culturais. Através delas, é feito o cadastro de pessoas com algum tipo de necessidade.

A paróquia, a partir desse levantamento, procura ajudar como pode. É o que descreve Sejanoski: “A gente adquire fraldas. Já existem famílias carentes cadastradas que recebem também remédios”.

Para a paróquia ser capaz de arcar com os gastos, ainda são realizados alguns eventos. Entre eles, estão a noite dançante e a noite do pastel. “Assim, a paróquia obtém recursos para se manter e poder ajudar a comunidade”, diz o padre.