O Portal Comunitário é um projeto de extensão e também um trabalho que envolve várias disciplinas do curso de Jornalismo da UEPG. A produção de notícias e reportagens, em 2013, conta com a nova turma de estudantes do 3º ano do curso, que, no mês de março, está conhecendo os grupos, entidades e bairros e iniciando a produção de matérias.

 

O projeto não funciona como assessoria dos grupos parceiros do Portal Comunitário, busca apenas trazer à tona as atividades e a demanda de solução para os problemas desses setores da sociedade, mas de forma isenta e imparcial, conforme a ética jornalística manda. O Portal tem como característica dar voz aos grupos que, geralmente, não têm muito espaço na mídia tradicional.

Para os alunos, o projeto também oferece vantagens. “Através do Portal Comunitário conheci melhor a cidade onde moro, além de abrir a oportunidade de criarmos contatos com os mais diversos grupos da sociedade”, explica o aluno Rodrigo de Souza, que participou do projeto no ano de 2012. Entretanto, Rodrigo ressalta as dificuldades de realizar o projeto: “a nossa agenda como estudante é muito apertada, por isso, temos pouco tempo para produzir as matérias”.

Jean Marcel, outro ex-participante também via dificuldades no projeto. “Além do tempo escasso, enfrentamos o problema de que muita gente, quando procurada, não atende a equipe de reportagem, fato que atrapalha nossa apuração”, relata.

Já para os novos participantes, tudo é uma surpresa ainda, “Visitamos os bairros e entidades, vimos que vamos ter um difícil trabalho pela frente, mas creio que será uma experiência muito valiosa para a nossa formação”, conta a estudante Laísa Brigantini, que está iniciando agora sua participação.