O Portal Comunitário está iniciando a implantação de um aplicativo móvel que trabalhará como voz da comunidade, promovendo o envio de assuntos que os moradores dos bairros acham importantes de serem noticiados. A intenção é aumentar a participação da comunidade e a expectativa é que o aplicativo possa gerar pautas para o site.

Quando a reclamação enviada é verificada, o aplicativo avisa sobre a conclusão da noticia. A proposta do aplicativo é uma forma fácil, rápida de interatividade e de participação. Com ele, as pessoas dos bairros podem enviar os problemas que enfrentam no seu dia a dia em áreas como a saúde, educação e segurança.

Uma das novidades é de que as equipes de reportagem (formadas pelos alunos do terceiro ano de Jornalismo) conseguirão saber o que esta acontecendo no bairro e chegar rapidamente para fazer a cobertura.

A participação via aplicativo poderá possibilitar uma ampliação do trabalho de reportagem. Isto porque, além dos fatos que os repórteres acompanham normalmente em suas visitas aos bairros, agora será possível ter acesso e noticiar outros problemas identificados pela comunidade.

O aplicativo foi desenvolvido a partir de um projeto de pesquisa da aluna do 4º ano de jornalismo Luiza Slaviero. “A ideia era fazer um veículo que facilitasse o contato entre a redação e o público. Isso vai tornar o Portal mais próximo dos cidadãos, porque eles terão um canal direto para divulgação dos problemas dos bairros".

Maria Lúcia explica ainda que, além de as reclamações serem publicadas como notas informativas dentro do próprio aplicativo, elas também serão usadas como pautas para notícias pelas equipes de reportagem do Portal. "Com isso, poderão ganhar muito mais visibilidade na cidade", conclui.

O aplicativo é fruto de uma pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). O Programa do Ministério da Educação tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Luiza. O aplicativo está disponível para download na Play Store e no site do aplicativo www.reclame.jor.br, mas ainda está em fase de teste.