A restauração do parquinho do Núcleo Promocional Pequeno Anjo, localizado no bairro de Oficinas, conta com o apoio da Associação Mãozinhas de Anjo (AMA). A AMA já havia sido responsável anteriormente, por meio de seus voluntários, pela construção da área de lazer e agora realiza melhorias para promover o bem-estar das crianças.

 

De acordo com a diretora do Núcleo Pequeno Anjo, Denise Leifield, os voluntários da AMA já refizeram a escada de madeira, que dá acesso à casinha do parquinho, e replantaram flores as que decoram o ambiente.

 

Todo o trabalho é efetuado de forma gratuita pelos voluntários que, gradativamente, realizam a manutenção nos horários livres dos finais de semana.

 

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na NBR 16071-1 do ano de 2012, dá orientações sobre segurança dos parquinhos ou playgrounds.

 

O regulamento deve ser cumprido por escolas, creches e áreas de lazer públicas, como praças, parques e áreas verdes. As diretrizes também devem ser respeitadas por shoppings e outros espaços privados.

 

A ABNT regulamenta que a manutenção destes espaços de lazer infantil deve ser regular. O objetivo é que seja evitado o desgaste das peças, que pode provocar trincas e deformações na estrutura.

 

As arestas, quinas e peças salientes, como parafusos e roscas, devem ter proteção. Busca-se, dessa forma, prevenir que, em caso de queda, as crianças se machuquem no contato com essas peças dos brinquedos. A especificação pretende evitar ainda que peças salientes sejam soltas por usuários do parquinho.

 

Representante da AMA foi procurada para falar sobre a restauração da área, mas, até o fechamento da matéria, a entidade não retornou o contato feito pelo Portal Comunitário.

 

Arquivo Comunitário

30/05/2014 - Núcleo Pequeno Anjo pretende dobrar capacidade de atendimento até o final do ano


17/09/2014 - Pequeno Anjo promove festa beneficente em auxílio a crianças acolhidas