obesos-arquivoO Instituto Obesos Alerta, em parceria com o Departamento de Psicologia da Faculdade Santana, criou um grupo de auxílio psicológico para os membros do projeto. Os encontros tiveram início no último dia 03 de abril e ocorrem toda quarta-feira.

 Os encontros são ministrados pelo acadêmico do 5º ano de psicologia, Edgar Hampf. Até o momento, o grupo é formado por 10 pessoas, e existe a possibilidade de que novas turmas sejam incluídas no programa.

Luciana Aparecida, que participa do instituto há oito anos, acredita que as reuniões em grupo ajudam no tratamento. “A gente se ajuda; cada um faz sua parte e o grupo evolui junto”, conta.

A iniciativa surgiu a partir do trabalho do psicólogo Maurício Wisniewski com o instituto, onde há quatro anos auxilia fornecendo avais para as cirurgias. Wisniewski lembra que a obesidade não está relacionada apenas com a disfunção glandular. “Fatores emocionais influenciam e cooperam para agravar a doença”, afirma o psicólogo.

As sessões têm por o objetivo oferecer diálogo e informação aos pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica – popularmente conhecida como cirurgia de redução de estômago, com psicólogos especializados.

Para a presidente da ONG, Zenilda Ferraz, a parceria também acrescenta no conhecimento dos membros. “Muitas vezes desconhecemos a parte psicológica do pós-operatório e precisamos saber qual o limite para a melhora no tratamento”.

A reunião ocorre toda quarta-feira às 8h30 min, na Rua Pinheiro Machado, 189, no centro da cidade. Para outras informações, o telefone de contato é (42) 99343-326.

 Arquivo Comunitário:

10/08/2011 - “São 40 dias que mudam a vida de uma pessoa”, conta Bruna Ribeiro

06/07/2012 - Obesos Alerta e curso de Educação Física oferecem aulas de hidroginástica