Em Ponta Grossa não houve ações para marcar o dia mundial de combate à obesidade. Presidente da ONG Obesos Alerta, Zenilda Ferraz afirma, porém, que a data serve como incentivo à luta da entidade.

O Instituto Obesos Alerta mantém um trabalho dentro da Política Estadual de Prevenção e Combate à Obesidade no Paraná, que objetiva reduzir a obesidade em todas as faixas etárias, classes sociais e modalidades de ensino de forma integrada. Esses objetivos foram colocados em um projeto que foi encaminhado ao governo do Estado no dia 16 de setembro.

O Dr. Caetano Marchesini, cirurgião bariátrico, endoscopista e membro da Federação Internacional de Cirurgia para Obesidade, afirma que entre as ações que integram o documento estão:

  • maior divulgação das informações sobre a produção e o consumo de alimentos saudáveis;
  • campanhas de prevenção;
  • inclusão da educação alimentar nas escolas;
  • estímulo a uma consciência crítica sobre doenças associadas a má alimentação;
  •  incentivo à participação e à promoção do controle da obesidade por meio de ações como caminhadas e prática de modalidades esportivas.

     Para Zenilda, o projeto funcionará como um reforço ao trabalho da entidade. “Somos uma ONG pequena, sem nenhum tipo de financiamento, nunca conseguimos fazer uma grande campanha de conscientização. Isso vai ajudar a fortalecer a entidade, a conseguirmos ajudar cada vez mais pessoas".

Lorena Camargo, atendida pela ONG, realizou a cirurgia bariátrica. "Nunca tivemos uma campanha como a proposta. É uma forma de conscientizar as pessoas para não chegarem ao ponto de fazer a cirurgia, e tampouco atingir a obesidade", avalia.

Ainda sem resposta sobre o documento, Dr. Caetano alerta que, na opção por colocar em prática uma política de controle da obesidade mais agressiva, o Paraná sairá à frente dos demais estados brasileiros.

Além disso, “é preciso lembrar que a saúde é uma responsabilidade dividida e, por isso, é necessária a participação de todos os setores da sociedade na aplicação de uma estratégia estadual", diz.

Arquivo comunitário
01/05/2012 - 'Obesos Alerta' oferece grupo de auxílio psicológico a participantes