obesosalerta07-06-2011

O Instituto Social Obesos Alerta oferece aulas de hidroginástica aos cadastrados. O projeto de extensão da UEPG beneficia também os alunos que desenvolvem pesquisas sobre a obesidade. São 83 participantes, mas há uma fila de espera com mais de 200 candidatos.


A parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) existe há cerca de sete anos. O projeto oferece aulas de natação e hidroginástica às pessoas cadastradas no Instituto.

No começo, crianças também participavam, mas, segundo a Universidade, a estrutura não é apropriada. Segundo Zenilda Ferraz, presidente da entidade, os participantes estão vendo uma boa melhora com as aulas, tanto no condicionamento físico quando na diminuição do índice de massa corporal (IMC).

Os alunos participantes do projeto de extensão da UEPG fazem pesquisas acerca dos índices corporais dos obesos. São feitas medições periódicas de peso, massa magra, gordura, circunferência abdominal, entre outras.

Renata dos Santos Bronoski fala sobre os benefícios: “é bom pra eles, porque perdem peso e ganham qualidade de vida e é bom pra nós que desenvolvemos pequisas e produzimos artigos sobre o assunto”.  Segundo a extensionista, como o metabolismo das pessoas com obesidade é bastante lento, a perda de peso é menor.

Em 2009, quando houve a reforma da piscina no campus de Uvaranas, os obesos precisaram ser transferidos para outras atividades, devido à impossibilidade de utilização do local. Mas a prática de esportes como musculação levava a um número grande de lesões.

Segundo o coordenador do projeto, Flávio Kalinowski, isso se deve ao fato de que atividades na piscina promovem um impacto menor, já que a água tem papel de absorção do impacto.

As aulas acontecem nas segundas e quartas-feiras, entre 18 e 20 horas, com as pessoas divididas em duas turmas de uma hora. Há uma lista de espera com mais de 200  interessados.

Ao final do período de aulas, será feita uma avaliação da presença em aulas e das perdas de peso. Quem não corresponder às expectativas deverá ceder sua vaga ao próximo candidato da lista de espera.