Aplicação de concursos de redação e projetos para estudantes do ensino fundamental e médio fez parte da Semana da Cidadania, do Observatório Social. A intenção do evento é aproximar a comunidade do papel social que a entidade realiza.

O Observatório Social Campos Gerais (OSB), realiza entre os dias 19 à 26 de maio a 1º Semana da Cidadania Fiscal, em Ponta Grossa. As atividades do primeiro e segundo dia da Semana foram destinadas a 18 escolas municipais de turno integral, para crianças que estão na 4º série. Enquanto isso, os alunos do 8º e 9º ano do Colégio Estadual Júlio Teodorico participaram de um concurso de redação.

“A escolha das escolas se deu após conversa e indicação do Núcleo de Educação. Já que não temos condição de cobrir todos os colégios, houve uma seleção com base em alguns critérios estabelecido por eles”, afirma Emanuele Ribeiro Santos, auxiliar administrativa do OSB.

O concurso de projetos destinado aos estudantes do período noturno do Júlio Teodorico foi transferido, em função da greve no transporte público de Ponta Grossa acontecer no dia da atividade. O evento foi deslocado para o próximo início de semana, (segunda e terça-feira, dias 26 e 27).

Para Denise W. Angelo, professora, a iniciativa do Observatório é de grande relevância. “Como sou professora de História, vejo que estamos na linha de frente, ensinando estes alunos sobre este tema”. Em duas horas de duração, os estudantes dissertaram sobre o 'Movimento Área Livre de Corrupção'.

“Nós só conseguiremos efetividade nas questões comunitárias na medida em que as pessoas estejam conscientes dos seus deveres e seus direitos. Por isso, conseguir parceria com escolas municipais, estaduais e universidades é fundamental na construção de uma nova sociedade”, afirma Ney da Nobrega, presidente do OSB.

A 1º Semana da Cidadania conta com palestras na UEPG e na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

Arquivo comunitário:

02/12/2011 - Entidades organizam Semana de Combate à Corrupção