No último dia 21, a I Semana da Cidadania trouxe ao Grande Auditório do Campos Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) o painel "Experiências de participação e controle social". O evento contou com a presença de palestrantes que desenvolvem ações de controle social e participação política.

 

A aluna do 4º ano de Serviço Social da UEPG Tania Bartmeyer relatou sua experiência no Centro Acadêmico Divanir Munhoz de Serviço Social. Na exposição, a participação politica do Centro Acadêmico foi contextualizada com base na questão cultural de não-participação da população no controle dos gastos públicos.
 

"A nossa participação, enquanto acadêmicos, envolve a transformação desta cultura. Até pouco tempo atrás, não havia incentivo ou algum tipo de formação que envolvesse essa transformação. Vejo hoje que, em pouco tempo, podemos mudar esta realidade", diz.
 

Nicoly França, aluna do 4º ano do curso de Jornalismo da UEPG, trouxe sua experiência como Presidente do Cajor (Centro Acadêmico João do Rio). O Cajor promove ações dentro do curso e também com outros cursos da UEPG e outras instituições de ensino superior de Ponta Grossa.
 

"No debate, podemos perceber que o controle e participação social dentro das universidades pode se expandir para a sociedade e que os estudantes podem adotar esta atitude", explica Nicoly.
 

Para a coordenadora de Projetos Sociais do Observatório Social do Brasil, Elaine dos Santos, o evento ganha importância por aproximar experiências e buscar parcerias com pessoas que estão envolvidas no controle fiscal e participação social.
 

"Nossos projetos estão voltados para o controle e transparência dos gastos públicos. Temos o dever de mostrar para a população que ela pode se envolver e cobrar do Estado e do município o que é feito com o que se arrecada nos impostos", conclui.

Arquivo comunitário

22/05/2014 - Estudantes da rede pública participam de atividades ligadas à cidadania