Entidade promove, na 5ª-feira (25/9), a segunda capacitação de voluntários que desejam contribuir com o Observatório Social do Brasil (OSB) Campos Gerais. Proposta visa formar sete grupos até o final do mês para atuar em áreas distintas no monitoramento dos gastos públicos.

 A partir da capacitação, que acontece nesta semana, os programas no qual o voluntário pode escolher atuar são pré-definidos pelo Observatório Social. Mas a entidade dos Campos Gerais acrescentou outros dois: o Núcleo de Comunicação, para que o conteúdo referente a imprensa seja produzido com maior frequência, e o Diagnóstico dos Portais da Transparência, devido à demanda que a entidade apresenta.

Uma dificuldade é o interesse do voluntariado. Hoje o OSB Campos Gerais conta com 205 voluntários. No entanto, apenas 15 demonstraram interesse na capacitação e escolheram um dos programas que desejam atuar.

A 2º capacitação pretende que os novos voluntários não cumpram fiquem na sede da entidade e que possam realizar suas demandas conforme seus horários. “Este é um salto que queremos dar, fazer com que o voluntário não precise estar aqui e faça suas atividades em casa”, diz o coordenador de comunicação, Guilherme Miara.

No dia da capacitação será feita uma apresentação do que é o Observatório Social, dos programas que devem ser desenvolvidos e a “explicação do código de conduta para o que voluntário saiba como deve atuar diante da prefeitura, da mídia e das demais pessoas”, conforme salienta a coordenadora de projeto do OSB, Elaine Ferreira.

A partir desse momento os grupos formados tem autonomia para marcar suas reuniões, entregar os relatórios, mas precisam apresentar um plano de ação que os fará cumprir com seus prazos.
Um dos voluntários é Henrique Prestes. Segundo o contador, sua expectativa é “contribuir no desenvolvimento e aplicação correta dos recursos públicos para quiçá um dia vivermos em um país digno”.

Os interessados podem se inscrever no site do Observatório (www.osbrasil.org.br/camposgerais) até esta quinta-feira, dia 25. A capacitação acontece na Associação Comercial, Industrial e Empresarial (ACIPG), a partir das 19 horas. A primeira capacitação de voluntários aconteceu em maio, durante a 1º Semana de Cidadania Fiscal.