A tradicional festa aconteceu no último domingo, dia 9, em Ponta Grossa. O evento contou com a presença de devotos que celebraram o dia do padroeiro com missa, procissão, churrascada, brincadeiras e o sorteio de um automóvel zero quilômetro.

 

O evento começou com a celebração da missa em homenagem ao santo. As atividades continuaram pela manhã com a procissão pelas ruas e a bênção dos veículos. Segundo Divonzir Dutra, coordenador do evento, cerca de 8 mil veículos participaram da carreata. A procissão saiu do bairro de Oficinas, contornou o Centro, e retornou em frente a paróquia para a bênção dos veículos.

Motorista há 32 anos, Adalberto José Camilo participa todos os anos da festa e aproveitou para abençoar seu caminhão. “A gente pede para ele (São Cristóvão) nos socorrer dos perigos da estrada e que ele nos dê um caminho limpo em nossas viagens”, explica.

O pároco Marcelo Mello participa pela primeira vez da festa. Na cidade há seis meses, conta que foi um privilégio estar presente nesta celebração. “É emocionante ver todos esses caminhões aqui fazendo barulho, buzinando, cultivando a fé em nosso padroeiro”, explica.

Entre os voluntários que trabalharam na festa está seu Nelson Antônio Tulio. Ele conta que participou de todas as edições da festa, desde quando as estradas eram de terra e havia poucos veículos na cidade.

“No começo era mais para o pessoal da comunidade da região do Oficinas. Hoje vemos gente de toda a cidade, inclusive de cidades vizinhas que vem abençoar seus veículos. Não tem o que pague a satisfação de fazer esse trabalho voluntário”, relata.

Arquivo comunitário: 

26/08/2014 - Motoristas podem mudar categoria de CNH gratuitamente