altO Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical, com subsede funcionando desde janeiro de 2008 em Ponta Grossa, já conta com mais de duzentos filiados, que usufruem de assessorias jurídicas e previdenciárias e outros benefícios disponibilizados pelo sindicato.
A vice presidente, Maria Donizete Teixeira Alves, acredita que, neste ano, as participações devem aumentar, uma vez que haverá uma ampliação dos benefícios oferecidos a aposentados e pensionistas.

 

Desde Janeiro de 2008 funciona em Ponta Grossa a subsede do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi). A instituição, que foi fundada nacionalmente em 2000, oferece aos aposentados e pensionistas uma Assessoria Jurídica e Previdenciária, além de vários outros serviços destinados a melhor qualidade e expectativa de vida do idoso.

Segundo a vice presidente da regional, Maria Donizete Teixeira Alves, para se filiar ao sindicato o aposentado terá descontado o valor de R$2,00 a cada R$500,00 do benefício. A subsede regional do Sindnapi fica na Avenida Carlos Cavalcanti, 327, anexo à sede do Siemaco (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação)

Maria Donizete explica que são mais de duzentos usuários filiados na cidade que já contam com ampla assessoria em assuntos jurídicos, além de usufruírem dos benefícios oferecidos pelo SIEMACO, com quem o sindicato firmou parceria em Ponta Grossa.

“Os filiados podem participar de várias atividades aqui do Siemaco. Estamos abrindo vagas em curso de informática para os aposentados e pensionistas. Mas eles também são convidados a participar de atividades recreativas como a que tivemos no dia 08 de março no litoral paranaense, quando vinte aposentadas acompanharam o Encontro das Mulheres de Asseio e Conservação, evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher”, conta a vice presidente.

Maria Donizete também acredita que neste ano haja maior adesão ao sindicato, já que o primeiro ano de trabalho na cidade foi bastante significativo e as conquistas foram muitas.

“Agora isso vai funcionar. Temos realizado um grande trabalho junto com os aposentados. São muitas as ações que participamos em benefício do associado, que, por vezes, não sabe a quem recorrer quando o assunto é garantir seus direitos”.


O SINDNAPI

O Sindnapi foi fundado em 15 de junho de 2000, a partir de uma iniciativa da Força Sindical, que reconhecia a necessidade da criação de uma entidade para representar os aposentados e pensionistas brasileiros.
 
Segundo o presidente nacional do sindicato, João Batista Inocentini, “a instituição foi criada para defender os interesses dos aposentados, lutando pela dignidade e respeito do idoso. Atuando de maneira efetiva para garantir os direitos daqueles que já contribuíram para o desenvolvimento do país, seja pleiteando ações judiciais, organizando manifestações ou oferecendo benefícios que proporcionem qualidade de vida aos filiados”.