O grupo de gestantes acontece toda segunda-feira, das 13:30 até 15:00 hs.  Foto: divulgação.

Cerca de quinze gestantes são atendidas semanalmente na unidade de saúde Roberto de Jesus Portela, no bairro da Ronda. O grupo de gestantes recebe palestras sobre temas que elas mesmas sugerem de acordo com suas necessidades. As palestras são proferidas na sala de espera do posto de saúde, enquanto as futuras mães aguardam pela consulta de pré-natal.

A última palestra realizada para as gestantes foi sobre “Os benefícios do leite materno”, efetuada pela equipe médica e de enfermagem da unidade. A enfermeira do posto, Silvia Malena, afirma que gestantes de todo o bairro da Ronda procuram o posto para se informar e socializar com as outras grávidas. Temas como a primeira dentição do bebê, cuidados básicos com o recém nascido já foram debatidos.

O grupo de gestantes é uma parceria da unidade de saúde com a igreja Santa Rita de Cássia. A Oficina de Caridade Santa Rita de Cássia acontece há cinco anos através do Clube das Gestantes “De Mães para Mães”.

Além do bairro da Ronda, outros bairros também recebem as oficinas. Depois das palestras, a oficina também oferece lanches e materiais para a confecção de enxovais para os futuros bebês.

Ana Mara Laranjeira, que mora no bairro, conta que além das consultas médicas, o postinho também ajuda com algumas medicações: “Além de o remédio ser prescrito na dose certa, também ganho algumas coisas, por exemplo, hoje ganhei o remédio para enxaqueca”, conta.
Já a moradora Célia Pereira, que mora perto do posto, reclama do número reduzido de médicos e também da demora no atendimento: “Esses dias levei meu filho para consultar e tive que esperar por horas. A gente é bem atendido, mas tem que esperar bastante”.

Arquivo comunitário:

13/05/2014 - Clube das Gestantes da Ronda promove palestras e cursos de artesanato