Imprimir

 Artesanato é uma das atividades propostas pela Casa

Com sede própria há 13 anos, a Casa do Idoso na Ronda reúne idosos de vários cantos da cidade, já que é um dos poucos locais onde a melhor idade pode se reunir e praticar diversas atividades semanalmente.

Sem apoio do poder público, entidade passa pro dificuldades financeiras

Atividades feitas na insituição trazem melhoras na saúde da melhor idade

Troféus que marcam uma trajetória de conquistas na Casa do Idoso


Tudo começou em 1975, com um grupo de viúvas da Igreja Santa Rita de Cássia, que se reuniam na paróquia da igreja Santa Rita de Cássia, como conta a presidente da instituição, Rosa da Silva. Em 1988, o grupo passou a reunir também a terceira idade.

 Em 2002, desvinculada da igreja, a Casa do Idoso começou a funcionar por conta própria e foi formada uma coordenação com pessoas que já participavam do grupo.

A coordenação conta com presidente, vice-presidente, tesoureira, secretária, etc. São treze elementos na coordenação, além de um conselho que funciona também para manter a organização da casa, que possui CNPJ desde 1999.

A presidente, Dona Rosa, conta que a entidade “foi construída pelos idosos. Eles ergueram as paredes, colocaram o piso e as janelas. Muitos dos materiais de construção foram doados por todos nós, para ajudar na construção.”
Francisco Prestes da Silva, de 88 anos, foi um dos membros que contribuiu para a construção da instituição. “Fui o carpinteiro que ajudou a erguer a Casa. Faz mais de 13 anos que participo da instituição.”, relata.


Francisco ainda declara que seu último trabalho, antes de se aposentar, foi na construção da Casa do Idoso. E hoje ele participa e contribui semanalmente nas atividades propostas pela Casa, como nos bazares e bingos.

 

Arquivo Comunitário

10/06/2014 Casa do Idoso da Ronda proporciona convivência e lazer para a terceira idade

 

10/08/2014 Baile aos sábados na Casa do Idoso atrai comunidade e se torna alternativa de interação

Acessos: 1300