SindServ reúne os zeladores municipais sindicalizados para compor pauta de reivindicações. Os temas abordados foram a questão salarial, falta de material de trabalho, falta de pessoal e problemas com transferências.

Depois de reunir os servidores da educação, da saúde e da guarda municipal, entre outros, para discutir as demandas das classes, o Sindicato dos Servidores Municipais convocou uma reunião com os zeladores. A assembléia aconteceu teve como finalidade a composição de uma pauta de reivindicações para serem apresentadas ao governo municipal.


De acordo com o representante do sindicato, Roberto Ferensovicz, o principal tema da reunião da quinta-feira, dia 22 de agosto, foi a questão salarial. Os servidores decidiram reivindicar uma equiparação com os serventes escolares, que além do salário de R$745,80 recebem 35% de adicional.


Além do aumento salarial, discutiram-se mais três temas com relação às condições de trabalho. O primeiro diz respeito ao material de trabalho. “Muitos servidores informaram que estão ou com falta desse material ou esse material vem deficitário ou de má qualidade”, conta Ferensovicz.


Outra questão da pauta é a falta de pessoal. De acordo com Roberto, diversas unidades de saúde não tem um zelador efetivo para realizar a limpeza, então alguns zeladores revezam o dia de limpar cada unidade. Isso causa o acumulo de sujeira e, em dias de chuva, gera um transtorno grande.


O último tema tem relação com as trasferências. A determinação para mudança de local de trabalho do zelador vem como uma ordem e, por vezes, isso causa transtorno para o servidor. A alternativa apresentada prevê que quando surgir a necessidade de um zelador deve ser aberto um processo seletivo que considerará o interesse do zelador pela transferência.


Ao final da assembléia os servidores elegeram uma comissão que, junto com o sindicato, deve se reunir com o governo municipal para expor a pauta de reivindicações.

 

Arquivo Comunitário
04/07/2013 - SindServ e prefeitura trabalham em comissão para revisar plano de carreira dos docentes