Imprimir

A frota de automóveis de Ponta Grossa aumentou em mais de 100 mil veículos desde 2004. Segundo dados do Departamento Nacional de Transportes (Denatran), em julho de 2004, havia 84.706 veículos circulando pela cidade. No mesmo mês deste ano, já havia 188.183 veículos nas ruas. O crescimento de 123% na frota causa muitas mudanças na realidade do trânsito ponta-grossense.


A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) de Ponta Grossa é a responsável pela inspeção do trânsito na cidade. O trabalho é feito em duas áreas de atuação: a de fiscalização e a do Estacionamento Regulamentado (Estar).
A primeira área de atuação está relacionada ao registro de ocorrências de infração e à fiscalização do andamento do trânsito. O efetivo para realização dessas atividades é de apenas 16 agentes para atender toda a cidade. A segunda área cuida apenas dos estacionamentos rotativos, também chamados de Zona Azul. No mês de agosto deste ano, a equipe conta com 40 agentes de trânsito.
De acordo com a coordenadora operacional de fiscalização Eleni Zanardini, o baixo efetivo não tem comprometido o serviço. “A parte de fiscalização continua normalmente. Temos dado conta da demanda, mesmo com esse efetivo bem baixo. Mas é claro que se tivéssemos mais agentes, o trabalho seria melhor”, comenta.
Algumas situações, decorrentes do inchaço da frota, continuam incomodando os motoristas. Para Ana Cristina Franzoia da Nova Rússia, os estacionamentos em regiões de grande movimento estão sendo disputados por um número cada vez maior de motoristas.
O estacionamento não é o único problema apontado por Ana Cristina.“A rua em frente à minha casa é de duas mãos, mas o seu tamanho não comporta tal volume de carros. Todo dia o trânsito fica uma confusão. Isso precisa ser mudado urgentemente, antes que acidentes mais graves aconteçam”, critica.

 

Viaturas defasadas e dias chuvosos comprometem o trabalho dos agentes de trânsito

Concurso da AMTT tenta diminuir falta de agentes de fiscalização de trânsito

À espera de um milagre 

 

Arquivo comunitário:
22/04/2014 - Nova proposta de reajuste salarial é discuta pelo Sindiserv
05/05/2014 - Servidores recusam contra proposta da prefeitura

 

Categoria: Sindserv
Acessos: 1072