A Associação Solidária de Agricultura Ecológica de Ponta Grossa (ASAECO) surgiu com uma proposta inovadora do Sindicato: mudar da agricultura convencional, praticada até a construção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para a agricultura ecológica. A Associação não possui estrutura física e os próprios funcionários do Sindicato fazem todos os serviços de ambas organizações.

O intuito da ASAECO é incentivar a agricultura ecológica, que consiste muito mais do que apenas produzir e comercializar, neste tipo de agricultura, os agricultores possuem uma preocupação com as outras pessoas, cultivando o melhor produto e praticando a cidadania.

A ASAECO funciona com o intuito da organização de grupos de famílias de agricultores para a produção através da agricultura ecológica e venda posterior a cada 15 dias para a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

A principal preocupação do Sindicato é para que cada agricultor preserve sua cultura, ou seja, o objetivo não é incentivar a mudança de culturas, mas apoiar a cultura que cada trabalhador planta. “Caso o agricultor queira mudar, primeiro nós avaliamos se tem condições dele plantar essa cultura, porque não adianta sair plantando e ter prejuízo depois”, conta o diretor.

O desejo da Associação é a transformação em Cooperativa, mas Antônio diz que os associados preferem ter cautela, já que uma mudança implicaria em um aumento de impostos e encargos, por isso, o projeto está apenas em andamento.

O intuito é criar uma Cooperativa sem fins lucrativos e que atue nos limites da Cooperativa Central de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL), facilitando o acesso ao crédito rural e contribuindo para um desenvolvimento sustentável local. “A luta do Sindicato vai além de defender os direitos dos trabalhadores, mas defender também as políticas públicas”, afirma Antônio.

Próximo bloco: Agroecologia é alternativa para trabalho no campo

Bloco anterior: Sindicato desenvolve projetos de incentivo à produção agroecológica

SindTrabRur5-08-06-11

SindTrabRur4-08-06-11

SindTrabRur3-08-06-11