sindrur-13-07-11Para participar do projeto do governo federal, os agricultores se reúnem em grupos. Os grupos entram em contato com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ponta Grossa (SINDRUR), que media o convênio com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).


O Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal beneficia agricultores e instituições. O projeto consiste na compra de alimentos produzidos a partir da agricultura familiar pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Após comprar os alimentos dos produtores, a CONAB repassa às pessoas em situação de insegurança alimentar.

A análise é feita por técnicos da CONAB, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O grupo avaliador vai até a casa dos agricultores para conhecer a família e as condições de trabalho.

Após aprovado, o Sindicato promove palestras e orientação aos agricultores sobre a prática de agricultura familiar e técnicas de plantio. Segundo Antonio Strufka, diretor do Sindicato, o projeto contribui para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores.

“O projeto força os agricultores a se organizar, não existe melhoria de vida sem organização”, diz.

No município de Ventania, a 127 km de Ponta Grossa, o projeto também está sendo implementado. As duas cidades trabalham em parceria em algumas regiões.

Para Marlene Camargo, representante da Legião da Boa Vontade (LBV), o projeto é interessante uma vez que a maioria das famílias tem renda muito baixa. Os agricultores não têm condições de produzir em grande quantidade, e os bancos não oferecem empréstimos convencionais aos pequenos produtores.

A LBV desenvolverá o mesmo trabalho em Ventania que o Sindicato realiza em Ponta Grossa, no sentido de orientar os agricultores para que produzam com qualidade. “Eles vão ganhar seu dinheirinho e tomam isso como um incentivo para melhorar de vida”, diz Marlene.

Veja também:

08/06/2011 - Sindicato desenvolve projetos de incentivo à produção agroecológica