asaeco1-25-09-11

Para a Associação de Agroecologia dos Campos Gerais (Asaeco), além de o programa da Conab incentivar a agricultura familiar, pagando preços melhores que os do mercado, também beneficia escolas, creches e instituições assistenciais. 

Agroecologia do bem

Programa de Aquisição de Alimentos pode trazer benefícios para os agricultores

Certificação para participar do programa deve ser obtida junto à Conab

Produção agroecológica é alternativa saudável para o PAA

 

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ponta Grossa realizou em agosto uma reunião para discutir assuntos de interesse do grupo. Na pauta da reunião, os principais assuntos abordados foram o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a produção agroecológica.

Autoridades dos sindicatos rurais de Ventania, Teixeira Soares e Campo Largo também estiveram presentes. Cerca de 40 agricultores acompanharam e tomaram parte na discussão.

O presidente da Asaeco (Associação de Agroecologia dos Campos Gerais), Antônio Strufka, abriu a assembleia com a apresentação da associação para os agricultores que não conheciam a Asaeco. “Nosso grupo existe desde 1991, e a gente trabalha com a agricultura ecológica nos Campos Gerais”, explica.

Depois, foi feita uma explicação sobre o Programa de Aquisição de Alimentos da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento). A qualidade e distribuição dos alimentos produzidos foi debatida também, além do controle necessário para a entrega.

“Não pode faltar nenhuma semana. Se não tiver merenda numa semana, as crianças vão passar fome”, diz Antônio.

Não é exigida a produção agroecológica para que o agricultor faça parte do programa. No entanto, a Asaeco incentiva esse tipo de plantio. Para muitos dos agricultores presentes no local, era a primeira vez que tinham contato com a agroecologia.

Célia Aparecida Gomes do Vale, coordenadora do PAA em Teixeira Soares, conta que a Prefeitura do município trabalha com o programa desde 2003. “O município de Teixeira Soares foi pioneiro na implantação do PAA nos Campos Gerais. Nós começamos com 10 famílias, e hoje estamos com 77 famílias participantes do projeto”.

Próximo bloco: Programa de Aquisição de Alimentos pode trazer benefícios para os agricultores

Saiba mais: Programa de Aquisição de Alimentos

Veja também

13/07/2011 - Agricultores se organizam para venda de produção à CONAB