Empossado em março, Paulo Sérgio dos Santos se licenciou da presidência da União das Associações de Moradores de Ponta Grossa (UAMPG) para assumir a Assessoria de Assuntos Comunitários na Prefeitura Municipal. A decisão foi publicada em Diário Oficial no dia 06 de maio. Formada por uma chapa de coalizão, a entidade agora é presidida por Neymar de Meira Albach.

Trabalhando no gabinete do prefeito Marcelo Rangel, Santos afirma que desde abril articula trabalhos no local, mas só foi efetivado no mês passado. "Meu cargo vem ao encontro das necessidades das associações de moradores", comenta. Para ele, a Assessoria de Assuntos Comunitários se diferencia pelo lado humano da prestação de serviços.

Criada nos anos 2000, a Assessoria de Assuntos Comunitários pretende amadurecer projetos para a comunidade, assim como servir de elo entre a sociedade civil organizada e o poder público. Na última gestão de Pedro Wosgrau, o responsável pelo cargo era Manoel Osório Taques, mais conhecido como Maneco.

Para Santos, o momento é de reestruturação e mapeamento de associações de moradores para a discussão de novos projetos. A intenção é a criação de fontes de renda fixa, como a invenção de cooperativas, para que os grupos continuem tendo autonomia”, revela.

De acordo com o assessor, cerca de 10 presidentes de associações de moradores visitam seu gabinete diariamente. Outra função da Assessoria de Assuntos Comunitários diz respeito a mediação de conflitos. “Precisamos dessa parceria, pois só se governa junto com o povo”, afirma Santos.

Editorial: Um pé no bairro, o outro na prefeitura

Bloco anterior: Parceria entre UAMPG e assessoria de assuntos comunitários gera expectativas