A nova União de Associações de Moradores de Ponta Grossa (UAMPG) tem como novidade a relação com associações de condomínios da cidade. A nova entidade começa com as atividades em maio e substitui a antiga, que tinha o mesmo nome. A gestão ainda pensa em dar um acréscimo ao nome da união para formar uma outra sigla.

 

O lançamento do nova instituição acontece no domingo, dia 22, em um almoço com a nova diretoria e membros associados. A nova UAMPG já possui parceria com cerca de 190 associações de moradores. Uma assembleia deve ser agendada para a elaboração de uma nova logo. A intenção é arrecadar mais assinaturas para aumentar o número de sócios.

“A criação da nova União não carrega cargas antigas”, ressalta o presidente da UAMPG, Paulo Santos. Segundo ele, o principal objetivo da nova união é a busca da integração entre a sociedade e o poder público para atender as demandas das associações. Santos explica que a antiga união perdeu direitos de renovação e tinha pouca estrutura.

A UAMPG deve seguir o modelo de cooperativa com base em movimentos democráticos. A ideia é integrar a nova realidade das associações de moradores e de condomínios. O Conjunto Residencial Monteiro Lobato já faz parte da nova união. Como Santos lembra, a UAMPG precisa atingir maior abrangência de cobertura na cidade.

A presidente da Associação de Moradores de Santa Luzia, Solange Vieira, conta que a expectativa é grande com a nova união. Ela já trabalha na Associação há quatro anos. A principal demanda do bairro é a construção de uma capela e as questões de transporte, já que a região recebeu recentemente dois núcleos residenciais novos.

Sérgio Doszamet, representante do Jardim Samara, vê a criação da união como uma possibilidade de trabalho conjunto em prol das comunidades. Para ele, a atual relação com a gestão pública ainda continua limitada. A sede da UAMPG fica no Edifício Galeria Princesa (sala 22), na Praça Barão do Rio Branco, 90.

Arquivo
11/03/2014 - Gestão 2014 da UAMPG une forças e quer aproximação das associações de moradores