Na primeira segunda feira (10) após o carnaval, novas cadeiras de rodas chegaram para a equipe de basquete da União dos Deficientes Visuais (Unidev).

O time, que é conhecido como Fantasma, estreia no dia 17 de maio no Campeonato Paranaense de Basquete sobre rodas, pela primeira fase do estadual, que acontece em Guarapuava.

O presidente da Unidev, José Paulo, o “Paulinho”, fala da importância dos novos equipamentos para a equipe. “Agora a nossa equipe vai competir em alto nível, porque com as antigas cadeiras, que estão em estado precário, os atletas não conseguiam atingir um bom desempenho”, afirma.

No final do ano passado, com a ajuda de patrocinadores e com a doação de materiais feita pela Receita Federal, a entidade realizou um bazar, com o intuito de arrecadar dinheiro para a compra dos novos equipamentos.

O atleta da equipe de basquete, Leanderson Ferreira, explicou porque os materiais recém-adquiridos devem melhorar o desempenho da equipe: “As novas cadeiras têm medidas específicas, ou seja, elas foram feitas sob medida para cada atleta. Isso aumentou a agilidade e a velocidade do time”.

Na semana passada, foram iniciados os primeiros trabalhos com as novas cadeiras de rodas. Os treinos ocorrem nas segundas, terças e quintas-feiras das 18h às 20h, e também nas sextas das 20h às 22h, no Centro Esportivo para Pessoas com Deficiência Jamal F. Bazzi.

A primeira fase do Campeonato Paranaense de Basquete sobre rodas acontece entre os dias 16 e 19 de maio, na cidade de Guarapuava. Em 2013, a equipe ficou na terceira colocação da Divisão B.

Arquivo Comunitário: Unidev apoia grupo de Basquete em cadeiras de rodas