No dia 20 de junho comemora-se o Dia Nacional do Vigilante. Em Ponta Grossa, o Sindicato foi fundado no dia 21 de junho. Para 2013, estão previstas algumas atividades, como o almoço de confraternização, que acontece no dia 6 de julho, na sede campestre.

 O presidente do Sindicato dos Vigilantes, Nilson Ribeiro, coordena as atividades dentro da organização desde 1985. Para ele, o momento é de comemoração das conquistas feitas durante os 28 anos de Sindicato. 

“Eu estive presente no começo do Sindicato, foram muitas lutas, mas o movimento continua”. Para Nilson, a maior conquista foi no começo de 2013, quando os vigilantes conseguiram o adicional de periculosidade no valor de 30% do salário. 

Com relação às conquistas do Sindicato desde a sua fundação, o vice-presidente enaltece a união interna e externa da categoria. “Existe muita união entre nós, posso dizer que trabalhamos em equipe, sempre pensando no melhor para o outro. Juntos somos mais fortes”. 

Quem também faz parte do Sindicato é o vigilante Osmar dos Santos. Filiado desde 2004, ele ressalta que neste período só ganhou com a participação. 

“Quando entrei, tive a oportunidade de entender melhor os meus direitos e também com o sindicato tive a chance de lutar por eles”. 

A programação do dia 6 de julho começa às 8h30 com abertura do torneio de futebol suiço (somente para vigilantes filiados). Ao 12h30 está previsto o almoço para os associados e o encerramento acontece às 17h com premiações para os torneios de futebol e truco. 

Arquivo comunitário:
15/07/2011 - As lutas e conquistas dos 26 anos de Sindicato dos Vigilantes