Josefa Schimit, da ONG ‘Você Consegue’, critica a nova portaria do Ministério da Saúde, que limita o número de possíveis doadores de medula óssea.

Grupo quer fim da greve de fome mantida pela dirigente da ONG "Você Consegue" desde 5/12/11

 Josefa Schimit, presidente da Organização Não Governamental "Você Consegue", realiza uma greve de fome para protestar contra a falta de apoio do poder público ao trabalho realizado pela ONG. Desde dia 5 de dezembro, Josefa apenas toma água e, dia 12, ela começou a tomar outros líquidos, como soro, para manter-se hidratada.

voceconsegue-arquivo-13-05-10Como forma de protestar contra o descumprimento da lei municipal que prevê a realização da Semana de Incentivo à Doação de Medula Óssea, a presidente da ONG Você Consegue está em greve de fome desde o dia 5. Manifesto cobra apoio do poder público.

Em 15 minutos de discurso na ‘Tribuna Livre’, a coordenadora geral da ONG Você Consegue, Josefa Schimit, explicou os processos para doação de medula óssea e como a entidade trabalha para facilitar os procedimentos. “Os representantes da população de Ponta Grossa têm por obrigação saber a finalidade da ONG para representar a nossa causa e, se possível, garantir verbas do governo municipal”, destaca a coordenadora.

O encontro serve para mostrar as características da doença Leucemia. Outro ponto a ser discutido vai ser o processo para se tornar doador. "Muitas pessoas não sabem, ou acham que é preciso retirar uma quantidade da medula como se fosse o transplante.Temos que esclarecer que não é assim", explica a palestrante Josefa Schmidt (foto). Atualmente, há mais de 1 milhão e 300 mil pessoas cadastradas como doadoras no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redoma).