Grupo quer fim da greve de fome mantida pela dirigente da ONG "Você Consegue" desde 5/12/11

 Josefa Schimit, presidente da Organização Não Governamental "Você Consegue", realiza uma greve de fome para protestar contra a falta de apoio do poder público ao trabalho realizado pela ONG. Desde dia 5 de dezembro, Josefa apenas toma água e, dia 12, ela começou a tomar outros líquidos, como soro, para manter-se hidratada.

 

A ONG "Você Consegue" foi criada em 2005 e, desde então, a única renda para as atividades da ONG é graças aos dois empregos como auxiliar de serviços gerais de Josefa. Sem repasse de verbas, a greve foi a única maneira viável para Josefa chamar atenção para o descaso.

Segundo Legislação Municipal, no mês de dezembro deve ser realizada a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea, em Ponta Grossa. Nos últimos anos, foi a ONG que organizou projetos e atividades de incentivo. De acordo com a Lei 8638, aprovada em 2006, é dever do Poder Executivo promover palestras, cursos e outras atividades que ressaltem a importância da doação de medula óssea na cidade.

Em 2009, a Lei 10073 alterou a redação do art. 1º da Lei nº 8.638, e a semana passou de setembro para dezembro: “fica instituída a SEMANA MUNICIPAL DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA, a ser realizada, anualmente, na primeira semana do mês de dezembro, cujo evento fará parte do calendário oficial do Município de Ponta Grossa”.

O Grupo de Solidariedade à Doação de Medula Óssea, repeitosamente, solicita o cumprimento das Leis nº 8638/2006 e nº 10073/2009. Além disso, requer o respeito e apoio ao trabalho da ONG Você Consegue em suas atividades de incentivo e conscientização em relação à doação de medula óssea em Ponta Grossa.
 

Solicitamos, assim, sua compreensão e solidariedade ao manifesto individual, atualmente realizado pela presidente da ONG Você Consegue, Sra. Josefa Schimit, que está em greve de fome deste o último dia 5 de dezembro/2011.

A opção da dirigente da ONG Você Consegue deve-se, unicamente, ao atual descaso da administração Municipal de Ponta Grossa em não garantir a realização da Semana de Incentivo à Doação de Medula Óssea na Cidade, conforme prevê a Lei 8.638/2006.

E, neste sentido, seu apoio, senhor/a Vereador/a, equivale a um gesto de solidariedade a uma justa causa social e, igualmente importante, para garantir o cumprimento de uma lei aprovada na própria Câmara Municipal de Ponta Grossa.

Afinal, se fosse garantido o cumprimento da legislação municipal, a dirigente da ONG Você Consegue não estaria em greve de fome. E esta deveria ser uma luta de todos setores sociais em Ponta Grossa.
 

Certos de poder contar com seu apoio, solidariedade e compromisso no cumprimento da legislação municipal, atenciosamente,

Grupo de Apoio à Doação de Medula Óssea em PG

Ponta Grossa, 13 de Dezembro de 2011.

Grupo busca apoio solidário à greve de fome de dirigente de ONG