voceconsegue1-17-11-09 A Semana Municipal de Medula Óssea tem nova data em Ponta Grossa.  A Lei nº.  8.638, que foi alterada na Câmara de vereadores na última semana, transferiu a realização da semana de setembro para o mês de dezembro.  Com a nova data, próxima do Natal, os incentivadores da mudança acreditam que mais pessoas se sensibilizem.

 

 

Palestras e cursos em pontos diferentes da cidade já estão sendo programados.Vereadores vestiram a camisa da ONG Voce Consegue durante a votaçao da lei.

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou na sessão da última quarta-feira, 11 de novembro, o projeto que altera o artigo primeiro da lei nº 8.638 que institui a Semana Municipal de Medula Óssea. A Semana, prevista na lei de 2006 para acontecer anualmente no mês de setembro, não estava sendo praticada. Nenhuma atividade foi realizada no período programado.

Com a alteração, o evento passa a acontecer na primeira semana do mês de dezembro. O objetivo é aproveitar o sentimento maior de solidariedade das pessoas com a proximidade do natal.
   
Para Josefa Schimit, da ONG Você Consegue, é mais uma vitória. A ONG, que trabalha para aumentar o número de cadastros de possíveis doadores de medula óssea, foi uma das principais incentivadoras da mudança da lei.

“Era preciso existir uma programação efetiva na Semana Municipal da Medula, pois o nível de desinformação sobre o cadastro e doação ainda é grande. A sugestão de mudar o evento para dezembro é pela proximidade com o natal”, conta Josefa.

É o que justifica o vereador Walter José de Souza (“Valtão”), um dos autores do projeto de mudança da lei. “Em dezembro, as pessoas ficam mais sensibilizadas e solidárias com o Natal. Estão reunidas em família e dispostas a presentear. E, justamente, pretendemos que o Executivo faça uma grande divulgação na cidade, talvez até com o próprio slogan: doe uma vida neste natal, presenteie alguém com um pouco da sua vida”, revela Valtão.

O vereador Júlio Küller, também autor da mudança da lei, disse que o Legislativo vai cobrar da Prefeitura as atividades da Semana Municipal da Medula Óssea. “Vamos começar a trabalhar juntamente com o Executivo, para fazer um papel melhor do que era feito até hoje. Vamos cobrar da Secretaria de Saúde, para que ela realmente faça uma promoção levando muito mais gente a entender como fazer o cadastro”, conta o vereador.

A proposta de alteração na lei  nº 8.638 foi aprovada na Câmara em segunda discussão e, agora, segue para ser sancionada pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho. Mesmo assim, Josefa Schimit revela que a ONG já iniciou a preparação da programação da Semana.

Serão palestras, cursos e diversas outras atividades em escolas, parques, empresas e unidades de saúde da cidade. “A ONG vai fazer ações e divulgar em todos os veículos de comunicação. Já até propomos fazer a  abertura na Câmara com uma palestra para os vereadores e para o público que quiser participar”, finaliza Josefa.

voceconsegue2-17-11-09