Josefa Schimit, da ONG ‘Você Consegue’, critica a nova portaria do Ministério da Saúde, que limita o número de possíveis doadores de medula óssea.

No início de 2012, o ministro da Saúde Alexandre Padilha aprovou a portaria 844/2012, que restringe o número de possíveis doadores de medula óssea, em favor da melhoria do material coletado e de uma economia de custos. Em protesto, Josefa Schimit, criadora da ONG ‘Você Consegue’, de Ponta Grossa, aproveitou a vinda do ministro à cidade, na campanha de um candidato a prefeito, para entregar uma carta de reclamação.

Na carta, Josefa critica a postura do ministro quanto à doação de medula óssea no país. A fundadora da ONG ‘Você Consegue’ argumenta que a miscigenação da população brasileira dificulta a compatibilidade entre doadores, assim a redução do número de pessoas cadastradas diminuiria a chance de vida de muitos pacientes. "Se for assim, meu trabalho com a ONG, de conseguir mais doadores para os pacientes terem mais opções de compatibilidade, não adianta mais em nada", critica.

Portaria 844/2012

Dentre as regras da nova portaria, está o limite anual no número de doadores de medula óssea. Para Josefa, esse e outros pontos fazem da medida inconstitucional. “O limite imposto pela norma citada diminui as possibilidades de manutenção da vida dos pacientes, o que significa afronta ao princípio da dignidade da pessoa humana e limita a possibilidade de tutela da vida, conforme determina a Constituição Federal de 1988”, escreveu Josefa.

A portaria limita em 267.180 possíveis doadores cadastrados em todo país. Segundo o Ministério da Saúde, são 1050 pacientes na fila de espera. Porém, a chance de se encontrar um doador compatível pode chegar a um a cada 100 mil. As discordâncias nos números-limites são gritantes: enquanto no Acre o máximo é de 70 cadastrados, São Paulo pode ter 72.110 possíveis doadores.

Josefa pretende agora encaminhar uma solicitação ao deputado federal Sandro Alex, para tentar reverter a situação através da Câmara dos Deputados. Se não funcionar, ela deve dirigir ao Ministério Público Federal.

Você Consegue

A ONG ‘Você Consegue’ foi criada em 2008 pela própria Josefa e tem como objetivo o aumento do número de doadores de medula no Registro Brasileiros de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDORE). A equipe de reportagem do Portal Comunitário tentou entrar em contato com o Ministério da Saúde através da Assessoria de Imprensa, mas não obteve resposta.

Salvar

Salvar