voceconsegue1-17-03-10Morando na casa de parentes desde dezembro do ano passado, quando teve sua casa incendiada, João Rodrigo, de 10 anos, aguarda por um transplante de medula óssea. A família precisa de doações de roupas, alimentos, móveis e mão de obra para a construção da casa. Assim que conseguir o transplante, o menino necessita de um ambiente adequado para sua recuperação.


 
João é portador de um tipo de leucemia chamada de Leucemia Linfóide Aguda ou Linfoblástica Aguda (LLA), diagnosticado em 2006. Trata-se de uma doença em que medula óssea produz linfócitos (glóbulos brancos) anormais em quantidade muito grande.

Enquanto aguarda por um transplante, João passa por um tratamento semanal em Curitiba, com a ajuda da Prefeitura. No início, a criança não reagiu muito bem à quimioterapia, conta a mãe, Lucimara Barbosa.

“Agora ele responde melhor ao tratamento, o médico falou que ele é forte”, diz Lucimara. Como nenhum de seus irmãos é compatível, o menino espera na fila por um transplante de medula óssea, junto a aproximadamente dois mil brasileiros.

Devido às sessões de quimioterapia, a imunidade de João fica comprometida e, por isso, necessita de cuidados especiais. Portanto, uma das preocupações da ONG “Você consegue” foi arrecadar material para a construção de uma casa de alvenaria, e não de madeira, como a antiga.

A família já recebeu algumas doações de materiais para a construção, mas outras coisas ainda são necessárias.

Além de móveis e eletrodomésticos, que foram perdidos no incêndio, a família precisa de doações de roupas, alimentos e mão de obra voluntária para construir a casa.

Se você puder ajudar, entre em contato com a ONG “Você Consegue” pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para se cadastrar como doador de medula óssea, procure o Hemepar mais próximo.alt